segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Carta do ACAMPAMENTO

Estimados padres, religiosos/as e Bispos,
Queridos/as jovens e assessores/as,

“E a Palavra se faz carne e habita no meio da juventude.”
(Jo 1, 14)

Entre os dias 12 e 15 de Novembro de 2011, éramos aproximadamente 200 jovens das Pastorais da Juventude do Rio Grande do Sul reunidos/as no Bairro Nova Santa Marta, região periférica da cidade sede da Arquidiocese de Santa Maria. Fomos carinhosamente acolhidos pelos Irmãos Maristas, na Escola Santa Marta, e acompanhados pelos jovens da Pastoral Juvenil Marista (PJM).

Nós, jovens pertencentes a Pastoral da Juventude (PJ), Pastoral da Juventude Estudantil (PJE) e Pastoral Juventude Rural (PJR) convivemos, nos conhecemos, fizemos memória de nossa bonita história, por meio de tantas pessoas que doaram suas vidas, tantas instituições que serviram e servem de casa para a juventude gaúcha. Acima de tudo, celebramos a presença do Emanuel, o Deus conosco, nesses 30 anos de comunhão e defesa da vida da juventude.

Inspirados por toda essa história e pelo Marco Referencial das Pastorais da Juventude do RS e à luz da Palavra de Deus, como jovens protagonistas, reafirmamos nossa missão a partir da pessoa de Jesus Cristo e de seu Projeto, como Igreja libertadora e ministerial. Acreditando no grupo como o espaço de vivência eclesial e de evangelização da juventude nos organizamos como lugar de felicidade, resistência e autonomia, promovendo a denúncia dos sinais de morte, extermínio e violência contra a vida da juventude e anunciando a esperança e a novidade do Reino de Deus.

Após muitos momentos de recordação, oração, reflexão, aprofundamento e de uma experiência de partir em missão jovem, desejamos reafirmar nosso jeito de ser e fazer as Pastorais da Juventude como um espaço, por excelência, de protagonismo. Somos, enquanto Igreja, sacramento da novidade; valorizamos em nosso fazer pastoral, a acolhida, o sorriso, a singularidade de cada jovem como sujeito. E, animados pela Pedagogia de Jesus Cristo, seguimos humildes e atentos na escuta aos sinais dos tempos, certos de que caminhamos rumo a Civilização do Amor.

Rendemos graças por esses 30 anos de história e pedimos a interseção da Mãe Medianeira, padroeira deste estado, ao Deus da Vida para que nosso caminho seja sempre iluminado e se transfigure em sinal de revitalização.

Pastorais da Juventude do Rio Grande do Sul
Santa Maria, novembro de 2011.

sábado, 19 de novembro de 2011

Missão é...

Pequeno escrito de Dom Hélder Câmara sobre missão lido no Acampamento dos 30 anos durante a formação da Campanha:


Missão é partir, caminhar, deixar tudo, sair de si,
quebrar a crosta do egoísmo que nos fecha no nosso Eu.
É parar de dar volta ao redor de nós mesmos como se fossemos
o centro do mundo e da vida.
É não se deixar bloquear nos problemas do pequeno mundo a que pertencemos:
A humanidade é maior.
Missão é sempre partir, mas não devorar quilômetros.
É sobretudo abrir-se aos outros como irmãos, descobri-los e encontrá-los.
E, se para descobri-los e amá-los, é preciso atravessar os mares
e voar lá nos céus, então missão é partir até os confins do mundo.

Dom Hélder Câmara









quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Juventude em Missão!


 por Daniel Feltes
(PJ Arquidiocese de Passo Fundo)

"Leve nessa mala de garupa, toda a coragem que couber,
a missão é grande, o desafio é bem maior!"

Animados por este refrão, a juventude do RS reunida no Acampamento das PJs, comemoram os 30 anos de organização estadual, saindo em missão na tarde desta segunda-feira, dia 14 de novembro.
Quando temos algo bom para contar, algo que vivemos e/ou vimos, enfim, que experienciamos, corremos ao encontro dos outros para partilhar. É essa experiência do jovem Jesus que foi anunciada no bairro Nova Santa Marta, em Santa Maria.

 Com a alegria da juventude em ir ao encontro destas famílias, escutá-las e aprender com elas, entendemos que: "QUEM MUITO PARTILHA, MUITO RECEBE!"
Missão, mais do que 'lição de moral', é perceber o Deus Emanuel no outro, no pobre, no necessitado, no nosso irmão e irmã. É sair do nosso 'mundinho' e ir pra luta, participar da construção da CIVILIZAÇÃO DO AMOR!

A VIDA DA JUVENTUDE... É MISSÃO DE TODOS NÓS!







 


terça-feira, 15 de novembro de 2011

Na simplicidade da visita, as PJs do RS saem em Missão no bairro Santa Marta




por Douglas Dias (PJ) 

 O começo desta segunda-feira foi marcada por um processo de preparação e depois de uma bonita mística, a juventude foi enviada para este momento de missão. Sete grupos, cento e cinquenta jovens, espalhando-se pela comunidade , escutando, conversando, observando, integrando-se, saíram em Missão!


As Missões são atividades que marcam toda a Igreja, inspirada pelo Jovem Jesus Cristo que sempre esteve em missão, realizando diversos acontecimentos que marcam a História da Humanidade, mas também se fazendo povo como a gente.  As Pastorais da Juventude do Rio Grande do Sul, também inspirada no Projeto de Vida de Jesus Cristo e em Comunhão com os seus 30 anos de Protagonismo e Coragem, saiu às ruas do Bairro de Santa Marta, em Santa Maria/RS, reafirmando seu compromisso com as Missões Jovens!

A Missão Jovem realizada foi amplamente trabalhada, discutida, sonhada... Na manhã de segunda-feira, todos os pjoteiros e pjoteiras que se encontravam no Acampamento dos 30 anos das PJs, formaram pequenas comunidades em prol desta Missão. Em forma de debate foram proféticos ao afirmarem que o compromisso era conhecer quem nos acolhe e desta forma, saímos às ruas conhecendo a história de luta pela moradia e ousadia na construção de uma sociedade justa e fraterna, que o povo de Santa Marta tem e nos partilhou. Visitamos diversas famílias, conversamos e conhecemos pessoas que estavam diretamente envolvidas há 20 anos, no processo de ocupação ao hoje chamado Bairro Santa Marta. Enquanto conversávamos, era notável a emoção e o orgulho que os moradores contavam os fatos na época da luta pela moradia neste local. Durante a Missão, a galera se mostrava muito motivada, com muito brilho no olhar, sorriso no rosto para ir na simplicidade, ao encontro de quem nos acolhe, para escutar e anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo, Seu projeto libertador de vida para seu povo.


À Noite, celebramos os sinais de Vida e de Morte que encontramos em nossa Sociedade. A partilha dos pães pelos Coordenadores Regionais foi um momento bastante significativo para aqueles que se doaram para construir a Celebração destes 30 anos de Pastorais da Juventude no Rio Grande no Sul.

O Acampamento das PJs foi também um espaço Cultural. Com atrações como Teatro, Dança, Musicas e Entrevistas preparados pelas dioceses presentes, os pjoteiros puderam ter seu momento de vivência em comunidade.










Carta das PJs da Diocese de Chapecó (SC)

Chapecó, 08 de novembro de 2011.
 “Somos Pastorais da Juventude. Outro mundo é possível, vamos fazer!”

Aos vizinhos, companheiros/as das Pastorais da Juventude do Rio Grande do Sul.

Comemorar o aniversário de algo que nos faz tão bem, que preenche nossa missão na construção de um mundo tão sonhado e tão bom, é comemorar a Vida, principalmente a das Pastorais da Juventude, que na sua teimosia segue os passos do mestre Jesus, presença viva em nossos olhos, mãos, pés e coração, que ilumina e dá gosto, como luz e sal.
Comemorar o aniversário das Pastorais da Juventude, construída pelos jovens na defesa da Vida, contra tudo o que põe em risco nossos sonhos, nossa fé, nossa capacidade de agir e intervir na sociedade, é fazer memória de tudo o que foi conquistado por aqueles que nos antecederam, é fazer memória da nossa descoberta pelo Projeto de Deus e de reafirmar nossa identidade e opção de vida.
Comemorar o aniversário das Pastorais da Juventude é muito mais do que apenas lembrar. É trazer presente um passado de luta, de conquista, de fé e de resistência. É trazer presente tantos nomes que deram testemunho de um projeto que aprendemos e continuamos a defender. É olhar para o futuro e ver que ele nos pertence porque o presente é de luta. É não deixar-se desistir de seguir caminhando...
Somos todos irmãos; somos todos discípulos caminhantes e sonhadores; somos todos obreiros. Fincamos nossos pés nessa terra fértil, que precisamos cuidar e cultivar, e que nos dá bons frutos.
Amigos, companheiros, PJteiras e PJteiros de todo o Rio Grande do Sul... Assim como a cuia de chimarrão que passa de mão em mão renova a amizade e iguala todos os que a partilham numa roda de vivência; assim como o lenço vermelho dos Maragatos simboliza a resistência do povo na unidade da diversidade; assim como a resistência do povo de Sepé Tiarajú contra a opressão, dominação e exploração; assim também nós, na garantia da terra prometida que nos move à luta pela sua conquista, sigamos em frente, todos juntos na construção do Reino de Deus.
Feliz aniversário! Continuemos a história... "Hasta La Victória”.

Grande abraço a cada uma e a cada um.
Pastorais da Juventude da Diocese de Chapecó, SC

Carta de Thiesco

Maringá-PR, 15 de novembro de 2011
“Quero a utopia, quero tudo e mais...”

Queridos amigos e amigas das PJs do RS,

Escrevo pra vocês daqui de Maringá onde estamos reunidos/as a CN e CNA PJ para a preparação do nosso 10º Encontro Nacional. Estou muito feliz pelo caminho percorrido durante esses meses. A nossa atuação Pastoral tem reafirmado a opção radical pela vida da Juventude, seja em quaisquer espaços que estivemos!
As Pastorais da Juventude do Rio Grande do Sul tem uma linda história de lutas e conquistas! Muita gente boa se formou e se forma nos grupos gaúchos.

O esta Celebração deve servir para reafirmar nossa opção pela construção da Civilização do Amor. É tarefa primeira nossa, jovens protagonistas, construí-la.
Sejam ousados e não deixem de sonhar com a Civilização do Amor. Celebrem o dom da vida.
Celebrem a alegria do encontro e do reencontro.
Celebrem o dom da partilha e do despojamento.
Celebrem a alegria de viverem em grupo.
E não esqueçam que, como diz nosso querido Hilário, “o grupo é o espaço de felicidade do jovem”.

Que estes dias sejam para reafirmar:
- o compromisso do seguimento de Cristo Jesus;
- a luta pela vida dos/as jovens;
- a opção pelos pobres e pelos/as jovens;
- a propagação do Reino de Deus.

Não esqueçam nunca do Caminho percorrido! É por isso que vocês estão aí agora. Lembrando o que foi feito e projetando o futuro. Lembrem-se daquela frase: “A Luta é como um círculo. Pode começar em qualquer ponto, mas nunca termina.” A nossa caminhada nunca terminará, vamos sempre continuar percorrendo os caminhos, encontrando alternativas, descobrindo novas possibilidades e, assim, construindo a Civilização do Amor.

Francisco Antônio Crisóstomo de Oliveira
Secretário Nacional da Pastoral da Juventude
Pela Coordenação Nacional e Comissão Nacional de Assessores/as da Pastoral da Juventude

Carta de Maicon Malacarne

Às Pastorais da Juventude do RS – pelos 30 anos de história!
 
Vim, tanta areia andei...
Da lua cheia eu sei.
Uma saudade imensa.
Vagando em verso eu vim,
Vestido de cetim...
Não mão direita rosas, vou levar!
(Danilo Caymmi)


Desejei muito estar com vocês! Inúmeros sentimentos passaram pela minha cabeça nas últimas horas desse final e início de semana. Quis e estive perto, mesmo em silêncio.
 
Parabéns PJs do RS! Parabéns pela história vivida. Parabéns pela memória reconstruída. Parabéns pela coerência da juventude! Parabéns pelo grito forte e silencioso nesses anos todos. Quanta vida as PJs fizeram acontecer. Quanta autonomia geraram. Quantos processos pessoais e grupais foram acompanhados. Quantos discursos cheios de ousadia! Ruídos cheios de sentido!
 

Com essa saudação, lembrei-me de duas cenas bíblicas. A primeira delas é do primeiro grande profeta da história, cujo alcance foi tão grande que, mais tarde, Jesus foi confundido com ele: Elias. Uma das frases memoráveis do anjo de Deus no tempo da maior crise do profeta foi: “Levanta-te e come, pois longo caminho tens a percorrer” (1 Reis 19,7). Deus não deu tudo ao profeta, mas o deu força para levantar, deu alimento para comer e apontou para a utopia, para o horizonte e o pediu para estar no caminho. Nessa comemoração dos 30 anos, mais do que nunca, é tempo de levantar-se... Tempo de todos nós, jovens e assessores, desinstalarmo-nos de nossas incoerências, de nossa passividade e nos colocar a caminho do Reino de Deus. Para que isso aconteça Deus nos dá o alimento: a Eucaristia, a Palavra, os pobres, os grupos de jovens... Vamos! Levantemo-nos! Comemos! E com as bandeiras nas mãos e explodindo de amor nos coloquemos no caminho pela vida... 
 
 
 
Ainda, lembro de Rute. Mulher desconhecida. O início do seu livro diz respeito a grande denúncia da obra toda: “Na terra do pão, Belém, não há mais pão”. Retiro dessa história bíblica apenas um juramento que Rute faz a sua sogra Noemi: “Aonde você for, eu também irei. Onde você viver, eu também viverei. Seu povo será o meu povo, o seu Deus será o meu Deus. Onde você morrer, eu também morrerei e serei sepultada” (1, 16-17). Dessa profissão de fé e de amor de Rute para com sua sogra que se transforma em profissão de pobreza faço minha profissão de amor à juventude: aonde vocês estiverem eu estarei também! Que venham mais muitos anos, que venha também sempre mais a coerência que Jesus nos pede quando trabalhamos pelo Reino de Deus, principalmente junto a juventude.
 
  
Parabéns, gente amada. Parabéns PJs!
 
Por fim, me despeço pedindo as orações e o carinho de cada um de vocês. Nessa semana estou em retiro de preparação para minha ordenação presbiteral que será dia 17 de dezembro desse ano. Peço aos meus irmãos de Erechim e Passo Fundo que, em meu nome, convidem a todos para esse momento singular da minha vida, de entrega ao serviço e a juventude. Sintam-se todos carinhosamente convidados para estarem comigo. 
 

Rezo ao Deus da vida e da libertação por cada um de vocês e por esses 30 anos de história.
 
Um beijo grande, cheio de carinho!

Maicon André Malacarne
Assessor – Dioceses de Erexim e Passo Fundo

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Jovens celebram a vida ao final do segundo dia do Acampamento


 por Fabrício Preto

“Vamos juntos gritar, girar o mundo, chega de violência e extermínio de jovens”


Noite fria no bairro Nova Santa Marta em Santa Maria. A realidade de luta e missão encarnada na história do povo desta comunidade foi celebrada pelos jovens ao final do segundo dia do Acampamento 30 anos das PJs. A ciranda Contra a Violência e o Extermínio de Jovens transformou em vida o desejo de fazer deste chão um lugar de missão para a juventude.


Ao silêncio da noite, os jovens celebraram a memória de Pe. Gisley Gomes, assessor que doou a sua vida pela causa da juventude, fazendo ressoar o grito contra o extermínio de jovens por todo o Brasil. Durante a celebração, a vida de Pe. Hilário Dick foi inspiração missionária, motivando os jovens a ir ao encontro da realidade dos jovens mais empobrecidos.


O Acampamento segue sua programação até terça-feira, oportunizando o momento de encontro entre os jovens das dioceses do Rio Grande do Sul e vivendo a experiência de missão junto à juventude local. 

















Spot dos 30 anos das PJ's do RS - 12 e 13/11 em Santa Maria