por Douglas Dias (PJ)
O começo desta segunda-feira foi marcada por um processo de preparação e depois de uma bonita mística, a juventude foi enviada para este momento de missão. Sete grupos, cento e cinquenta jovens, espalhando-se pela comunidade , escutando, conversando, observando, integrando-se, saíram em Missão!
A Missão Jovem realizada foi amplamente trabalhada, discutida, sonhada... Na manhã de segunda-feira, todos os pjoteiros e pjoteiras que se encontravam no Acampamento dos 30 anos das PJs, formaram pequenas comunidades em prol desta Missão. Em forma de debate foram proféticos ao afirmarem que o compromisso era conhecer quem nos acolhe e desta forma, saímos às ruas conhecendo a história de luta pela moradia e ousadia na construção de uma sociedade justa e fraterna, que o povo de Santa Marta tem e nos partilhou. Visitamos diversas famílias, conversamos e conhecemos pessoas que estavam diretamente envolvidas há 20 anos, no processo de ocupação ao hoje chamado Bairro Santa Marta. Enquanto conversávamos, era notável a emoção e o orgulho que os moradores contavam os fatos na época da luta pela moradia neste local. Durante a Missão, a galera se mostrava muito motivada, com muito brilho no olhar, sorriso no rosto para ir na simplicidade, ao encontro de quem nos acolhe, para escutar e anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo, Seu projeto libertador de vida para seu povo.
À Noite, celebramos os sinais de Vida e de Morte que encontramos em nossa Sociedade. A partilha dos pães pelos Coordenadores Regionais foi um momento bastante significativo para aqueles que se doaram para construir a Celebração destes 30 anos de Pastorais da Juventude no Rio Grande no Sul.
O Acampamento das PJs foi também um espaço Cultural. Com atrações como Teatro, Dança, Musicas e Entrevistas preparados pelas dioceses presentes, os pjoteiros puderam ter seu momento de vivência em comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário