terça-feira, 15 de novembro de 2011

Carta de Maicon Malacarne

Às Pastorais da Juventude do RS – pelos 30 anos de história!
 
Vim, tanta areia andei...
Da lua cheia eu sei.
Uma saudade imensa.
Vagando em verso eu vim,
Vestido de cetim...
Não mão direita rosas, vou levar!
(Danilo Caymmi)


Desejei muito estar com vocês! Inúmeros sentimentos passaram pela minha cabeça nas últimas horas desse final e início de semana. Quis e estive perto, mesmo em silêncio.
 
Parabéns PJs do RS! Parabéns pela história vivida. Parabéns pela memória reconstruída. Parabéns pela coerência da juventude! Parabéns pelo grito forte e silencioso nesses anos todos. Quanta vida as PJs fizeram acontecer. Quanta autonomia geraram. Quantos processos pessoais e grupais foram acompanhados. Quantos discursos cheios de ousadia! Ruídos cheios de sentido!
 

Com essa saudação, lembrei-me de duas cenas bíblicas. A primeira delas é do primeiro grande profeta da história, cujo alcance foi tão grande que, mais tarde, Jesus foi confundido com ele: Elias. Uma das frases memoráveis do anjo de Deus no tempo da maior crise do profeta foi: “Levanta-te e come, pois longo caminho tens a percorrer” (1 Reis 19,7). Deus não deu tudo ao profeta, mas o deu força para levantar, deu alimento para comer e apontou para a utopia, para o horizonte e o pediu para estar no caminho. Nessa comemoração dos 30 anos, mais do que nunca, é tempo de levantar-se... Tempo de todos nós, jovens e assessores, desinstalarmo-nos de nossas incoerências, de nossa passividade e nos colocar a caminho do Reino de Deus. Para que isso aconteça Deus nos dá o alimento: a Eucaristia, a Palavra, os pobres, os grupos de jovens... Vamos! Levantemo-nos! Comemos! E com as bandeiras nas mãos e explodindo de amor nos coloquemos no caminho pela vida... 
 
 
 
Ainda, lembro de Rute. Mulher desconhecida. O início do seu livro diz respeito a grande denúncia da obra toda: “Na terra do pão, Belém, não há mais pão”. Retiro dessa história bíblica apenas um juramento que Rute faz a sua sogra Noemi: “Aonde você for, eu também irei. Onde você viver, eu também viverei. Seu povo será o meu povo, o seu Deus será o meu Deus. Onde você morrer, eu também morrerei e serei sepultada” (1, 16-17). Dessa profissão de fé e de amor de Rute para com sua sogra que se transforma em profissão de pobreza faço minha profissão de amor à juventude: aonde vocês estiverem eu estarei também! Que venham mais muitos anos, que venha também sempre mais a coerência que Jesus nos pede quando trabalhamos pelo Reino de Deus, principalmente junto a juventude.
 
  
Parabéns, gente amada. Parabéns PJs!
 
Por fim, me despeço pedindo as orações e o carinho de cada um de vocês. Nessa semana estou em retiro de preparação para minha ordenação presbiteral que será dia 17 de dezembro desse ano. Peço aos meus irmãos de Erechim e Passo Fundo que, em meu nome, convidem a todos para esse momento singular da minha vida, de entrega ao serviço e a juventude. Sintam-se todos carinhosamente convidados para estarem comigo. 
 

Rezo ao Deus da vida e da libertação por cada um de vocês e por esses 30 anos de história.
 
Um beijo grande, cheio de carinho!

Maicon André Malacarne
Assessor – Dioceses de Erexim e Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Spot dos 30 anos das PJ's do RS - 12 e 13/11 em Santa Maria