terça-feira, 8 de novembro de 2011

Carta de Luís Duarte

Rio Verde/GO, 16 de outubro de 2011


Queridos/as Jovens,
Queridos/as Assessores/as e Amantes da Juventude,
Queridas Pastorais da Juventude do Rio Grande do Sul,


As Pastorais da Juventude do Brasil estão em festa celebrando e festejando com vocês os 30 anos das PJs do Rio Grande do Sul. Essa é uma festa das PJs do RS, mas é também festa das PJs em todo o Brasil.

Essa festa de 30 anos é por excelência festa da juventude que na vida em grupo, nos DNJs, nas Romarias, nas Escolas da Juventude, nas Semanas da/o Estudante, nas Semanas da Cidadania, nos acampamentos, nas reuniões, nas ampliadas e nas assembleias foram tecendo essa história tão bonita.


Recordar a história das PJs no Rio Grande do Sul é recordar amigos/as e grandes amigos/as da PJ, PJE e PJR que tenho e que são aí dessas terras tão queridas do Sul do Brasil: Edinho, Hilário, Raquel, Tabata, Joana, Júlio Cesar, Paulinha, Mauricio, Guiliano, Fabi, Pamela, Paty, Renata, Brunão, Serginho, Jaiane, Maicon, Marina, Rafael, Jean, Zé Renato, Marcos, Rudinei, Maciel...  


É recordar as muitas partilhas com esses amigos/as e diversas atividades pjoteiras que participei junto dos/as amigos/as gaúchos/as... É recordar o acompanhamento de gaúchos/as para comigo e para com meu caminho pastoral... É recordar o testemunho de muitos/as jovens, assessores/as, bispos, padres e religiosos/as no compromisso com a juventude... É recordar os inúmeros subsídios, textos e materiais produzidos em solo gaúcho e distribuídos aos grupos de jovens de todo o Brasil seja pelo IPJ RS (que infelizmente foi assassinado), pela Trilha Cidadã ou pelas próprias PJs...


Olhar para essa história de 30 anos e para os/as jovens e assessores/as que a fizeram é ver uma história tecida com muitas outras histórias e é dar-nos conta de que duas coisas sempre marcaram este caminho: a fidelidade ao projeto de Jesus e o compromisso radical com os/as jovens.



Agora nessa celebração dos 30 anos aos escrever-lhes estas palavras desejo imensamente que vocês cuidem, guardem, mantenham viva e celebrem essa história; que tenham claro que a missão mais que nunca continua; e que mantenham sempre presente o amor primeiro desse caminho: a fidelidade ao projeto de Jesus e o compromisso radical com os/as jovens.



Viva a Vida da juventude que fez e faz a história das PJs do Rio Grande do Sul! Viva a Vida dos amantes da juventude que doam suas vidas no serviço aos/às jovens! Viva a Vida das PJs pelo bem que fazem aos/às jovens! Viva a festa dos 30 anos das PJs RS!


Que o Divino, que habita no/a jovem, continue a estar com as PJs em seu caminho na construção do Reino com os/as jovens!

Abraços Fraternos,
Luis Duarte Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Spot dos 30 anos das PJ's do RS - 12 e 13/11 em Santa Maria