terça-feira, 15 de novembro de 2011

Carta das PJs da Diocese de Chapecó (SC)

Chapecó, 08 de novembro de 2011.
 “Somos Pastorais da Juventude. Outro mundo é possível, vamos fazer!”

Aos vizinhos, companheiros/as das Pastorais da Juventude do Rio Grande do Sul.

Comemorar o aniversário de algo que nos faz tão bem, que preenche nossa missão na construção de um mundo tão sonhado e tão bom, é comemorar a Vida, principalmente a das Pastorais da Juventude, que na sua teimosia segue os passos do mestre Jesus, presença viva em nossos olhos, mãos, pés e coração, que ilumina e dá gosto, como luz e sal.
Comemorar o aniversário das Pastorais da Juventude, construída pelos jovens na defesa da Vida, contra tudo o que põe em risco nossos sonhos, nossa fé, nossa capacidade de agir e intervir na sociedade, é fazer memória de tudo o que foi conquistado por aqueles que nos antecederam, é fazer memória da nossa descoberta pelo Projeto de Deus e de reafirmar nossa identidade e opção de vida.
Comemorar o aniversário das Pastorais da Juventude é muito mais do que apenas lembrar. É trazer presente um passado de luta, de conquista, de fé e de resistência. É trazer presente tantos nomes que deram testemunho de um projeto que aprendemos e continuamos a defender. É olhar para o futuro e ver que ele nos pertence porque o presente é de luta. É não deixar-se desistir de seguir caminhando...
Somos todos irmãos; somos todos discípulos caminhantes e sonhadores; somos todos obreiros. Fincamos nossos pés nessa terra fértil, que precisamos cuidar e cultivar, e que nos dá bons frutos.
Amigos, companheiros, PJteiras e PJteiros de todo o Rio Grande do Sul... Assim como a cuia de chimarrão que passa de mão em mão renova a amizade e iguala todos os que a partilham numa roda de vivência; assim como o lenço vermelho dos Maragatos simboliza a resistência do povo na unidade da diversidade; assim como a resistência do povo de Sepé Tiarajú contra a opressão, dominação e exploração; assim também nós, na garantia da terra prometida que nos move à luta pela sua conquista, sigamos em frente, todos juntos na construção do Reino de Deus.
Feliz aniversário! Continuemos a história... "Hasta La Victória”.

Grande abraço a cada uma e a cada um.
Pastorais da Juventude da Diocese de Chapecó, SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Spot dos 30 anos das PJ's do RS - 12 e 13/11 em Santa Maria