quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Carta de Maciel Cover

Queridas Pastorais da Juventude do RS!

Em 30 anos muitas coisas mudaram graças aos sonhos espraiadas pelas PJs nas juventudes deste pago querido. Parabéns PJs. Essa nobre tarefa de insistir na esperança de  que os jovens podem fazer acontecer um outro mundo possível, sinal do Reino de Deus, tem sido a missão mais bela que realizaste nesta sua breve existência.

No ano de 2000, quanto tu tinhas 19 aninhos, e eu ainda 16, te conheci num Encontro de CEBs. O refrão “Não é preciso ser filho de doutor, jovem da roça também tem valor” me despertou para um novo momento. Nunca antes eu ouvira alguém dizer que “jovem da roça” tem valor. Daí juntamente com outros jovens de minha querida Dois Lajeados, buscamos organizar grupos de PJR nas comunidades rurais. Uns viveram muito tempo, outros nem tanto, mas as experiências foram gerando aprendizados.


Um dos aprendizados é que nunca se deve desistir, e que manter a esperança é uma alegre forma de continuar a caminhada. Outro aprendizado é que devemos ir ao encontro do próximo, acolher, dialogar, cooperar, testemunhar na amizade e no companheirismo os valores evangélicos.
Também aprendi contigo de que a única forma de resolver os desafios que aparecem é enfrentá-los. E assim te servi: na coordenação da Diocese de Passo Fundo, na Coordenação Regional Sul 3, na articulação da Pastoral da Juventude Rural em âmbito local, estadual e nacional; na Comissão Nacional de Jovens da PJB.


Você me fez sair de meu mundo e ir ao encontro de outros mundos que muito me ensinaram: nos diversos espaços de formação, nos variados momentos de espiritualidade, nos acampamentos pela reforma agrária, nas marchas junto com os trabalhadores, nas romarias da terra.

Foto: Wilson Dias/Abr
Você me fez perceber que Deus se revela nos pequenos e nos pobres. E graças a você pude ter este contato mais próximo com Deus, através do encontro com os irmãos sem-terra, desempregados, com os demais jovens da roça tão castigados pelo sistema, mas sempre animados a subverter essa ordem imposta. E este encontro com Deus no irmão, é que me fez perder a vergonha de ser pequeno e pobre, porém cada vez mais forte e animado para ser mais um trabalhador nessa grande messe de construção do Reino de Deus. Nossa pequenez juntada com a pequenez dos outros pequenos nos deixa menos pequenos.


Vida longa as Pastorais da Juventude no RS. Que este sementeira de esperança continue a despertar a juventude para se engajar na construção de uma sociedade justa e solidária, critério fundamental para sermos discípulos missionários de Jesus Cristo.

Saudações Fraternas.
Maciel Cover.



2 comentários:

  1. Oi, tio Maci!

    Puxa, que linda carta!
    Tenho saudades de ti e do tempo que trabalhamos juntos!

    Um abraço fraterno nessa esperança que gera vida.
    Simone

    ResponderExcluir
  2. Oi Sobrinha Simone! rsrsrsrsrs
    saudades também
    fortes abraços e boas lutas ali pelo pago querido do RS

    ResponderExcluir

Spot dos 30 anos das PJ's do RS - 12 e 13/11 em Santa Maria