segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Carta de Ir Nelsi Habitzreuther

30 anos de história da PJ no Rio Grande do Sul, tempo de graça, tempo de palavras, significados, vivências, novos desafios...

“Um belo dia me dei conta, depois de tanto andar, que o mais belo do caminho era o próprio caminhar...” O mais belo da história dos 30 anos da PJ no RS são os caminhos percorridos por milhares de jovens nesta história. Foram histórias de  reuniões, encontros, seminários, fóruns, assembleias, planejamentos, organização, caminhadas, missões, jornadas, cursos, vivências, registros, celebrações...

É desafiador escrever desta forma, pois a escrita é uma arte, a arte dos poetas e escritores, que tem a difícil missão de transformar palavras em sentimentos e ações. Assim como transcreve o poeta de Neto Poeta:

Soneto da esperança

Palavras venham a mim.
Palavras onde estão?
Na brisa da noite. No orvalho da manhã?
Num meu luar deserto, ou nos segredos da maçã?
Palavras me ensinem, como escrever,
escrever obras que exprimam todo meu ser.
Palavras com textura de cetim.
Palavras venham a mim.

Me ensinem agora a ler.
Palavras de amor, futuro da nação.
O que vaga é incerto,
mas as palavras têm vida.

Quem não ama vive em vão,
Palavras venham a mim.
Palavras que exprimam,
toda uma paixão..


Um pouco assim, em palavras que exprimam sentimentos trago vivências, em especial do Curso Manancial promovido pelo Instituto Pastoral da Juventude – IPJ nos anos de 2006 a 2009. Nestes anos juntamente com uma equipe de coordenação fizemos acontecer momentos de encontro, vivência e aprendizado com a vida e o grupo. Palavras carregados nos nomes de jovens que produziram vida e como chuva umedecendo a terra onde sementes foram lançadas, sementes de espiritualidade juvenil, liturgia, vivência do sagrado, processo de educação na fé. 

Participei do processo dessa história e trago com ternura e amizade cada um e cada uma que compôs a história do Manancial levando para sua diocese um pouco do Deus da Vida e da resistência. O Deus que vai se revelando ao fazermos a história dos 30 anos da pastoral.

O primeiro grupo em 2006 nas palavras nomes que ao escrever exprimem o quanto foi importante cada um e uma ao abrir esta história do Manancial. A vocês:  Assuan  e Kundê Pinheiro, Eliziane Felipe, Felipe Vencato, Fernando P. Ramão, Lizandra  Both, Leonardo B. Machado, Roberto Ivã da Silva, Joseanne dos Reis Xavier,  Maria  de Lourdes Franco, Alina  Franco, Laura P. Santin, Luis Henrique da Siva Rocke, Jaderson  Bragatto, Aline Scheffer Machado, Luciano Steil e Alex Júnior de Quadros nosso carinho e amizade.


E um novo sol se levanta sobre a Nova Civilização que hoje nasce. Uma corrente mais forte que o ódio e que a morte. Nós sabemos: o caminho é o amor.

Ser construtor e construtora desse projeto. Ser sinal e testemunho de uma nova civilizaçãoCivilização do Amor. Foi assim que o segundo grupo do Curso Manancial em 2007 vivenciou o seu ser e sua vida em experiências marcantes, em desafios para com a juventude: Aline S.  Machado, Bruna Silva dos Santos, Daniel F. dos Santos, Dalana R. Neumann, Eliana S. Peres, Fabrício da Silva Correa, Genilson G. Nunes, Gislaine Z. Bitelo, Ketlen O. de Aquino, Jaiane Kroth, Larissa F. Faust, Loise S. Oleiars Ramos, Luana A. Bach, Luana L. Britio, Luciane R. Carvalho, Luis Felipe C. Diblio, Taís C.Rosa, Wanderson J. Poacher.


É esta a nossa hora, e o tempo é para nós... Miremos bem no espelho da memória, faremos jovem, linda a nossa história.

E quem diz Sim a Civiliazação do Amor, não está sozinho. Está organizado. Organizado como 3º grupo em 2008 participando do Curso Manancial. Vocês também registraram a história dos 30 anos da PJ: Ei-lo em nomes e palavras, sentimentos de vida ... livres pra poder amar... feliz por querer te anunciar!... Adeilson P. de Almeida, André Carlos dos Santos Oliveira, Adilson Heleno da Silva, Aline de Freitas Gama, Aline Kessler, Ana Paula Sheeren, Antonio Wellington R. de Aguiar, Barlon de Castro da Silva, Cleber M. da Silva, Edoarda S.  Sherer, Emanuele S. Sherer, Giani Marcos Pitol, Ir. Graciela Garbin, Guilherme S. de Vargas, Jaiane S. Kroth, Jéssica O. de Souza, João Felipe D. Gomes, Junior Schnorrenberger, Leonardo de Oliveira, Leonardo dos Santos, Ir. Liana Ferreira Freitas, Lisiane da Gama, Manoela B. Cipriano, Magda Catiane de Castro, Neilor Schuster, Paula Luiza Pundneh, Rafael D’Avila Barros.

Assim, em 2009 somaram conosco os jovens do 4º Manancial que proclamaram:

Cremos ardentemente
num céu novo e numa terra nova.

E pedimos com insistência
que a civilização do amor
seja muito breve realidade entre nós.

“Se é pra ir pra luta eu vou, se é pra estar presente, eu estou. Porque o que o que vale na vida da gente é o amor”

Éderson da Silva Machado
, Eduardo Limberger, Thayse Uchoa de Souza Rosa, Daiane V. Fagundes, Franciele da Luz Carvalho, Camila Tolfo da Silva, Eduardo Pacheco Amaral,  Elizângela Rodrigues da Silva, William V. da Silva, Jean Patrick C. da Silva, Douglas T. Gonçalves, Bruno Luiz R. Fraga, Sabrina Mosena, Leonir L. Bruck, Daniele Isabel Ertel, Fernanda S. Scherer, Bruna Luiza Schroeder, Rafael dos Santos Fróes, Geremias V. Werner,  Luis Felipe R. da Silva, Cláudio André  Dierings, Alencar Moraes, Eduardo K. dos Santos.

E concluindo ... 

Chega junto, vem, entra na roda, fazer a hora. O que essa gurizada quer, pintar a história e mudar o mundo. Já fizemos tanto por aí que dá vontade de rir e força pra lutar

Somos Pastorais da Juventude: Protagonismo e coragem. Fé na luta pra fazer a nossa História

A Juventude tem amor e crê numa vida nova. O grupo de jovens faz o sonho ser a realidade. Jesus Cristo está no coração, por isso unimos as mão na mesma construção.


Um abraço e muita festa, muita luta, muita reza nesta linda CELEBRAÇÃO  dos
30 Anos de História da PJ do RS.

Ir. Nelsi Habitzreuther

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Spot dos 30 anos das PJ's do RS - 12 e 13/11 em Santa Maria