sexta-feira, 30 de setembro de 2011

PJ de Rio Grande celebra os 30 anos das PJ em comunhão com Encontro Diocesano de CEB’s

Nos dias 24 e 25/09 aconteceu na comunidade Nsª Srª das Necessidades, no Povo Novo, Diocese do Rio Grande, o Encontro Diocesano de Comunidades Eclesiais de Base – CEB’s. As CEB’s são pequenas comunidades onde se busca viver a fé e rezar a vida a partir do protagonismo leigo, tendo sua centralidade na Palavra de Deus e na ação transformadora da realidade. Como o nome indica, são comunidades que estão nas bases, portanto são as verdadeiras responsáveis pela construção de uma Igreja realmente comprometida com a Vida dos pobres e dos jovens.

 
A Pastoral da Juventude está intimamente ligada às CEB’s, porque faz parte de um mesmo modelo de Igreja, uma Igreja Libertadora. Pode-se dizer que a PJ é o braço das CEB’s que se dedica exclusivamente aos jovens, mas PJ e CEB’s são partes de um mesmo projeto.


 Dessa forma, a Pastoral da Juventude se fez presente no encontro diocesano de CEB’s, e levou consigo a Tenda que celebra os 30 anos das PJ’s no RS. O símbolo de unidade entre as PJ’s do RS está rodando o estado inteiro, participando de diversas celebrações nas dioceses, em comemoração à vida das PJ’s do RS. Para a Pastoral da Juventude foi momento de celebrar a Vida, juntamente com pessoas que acreditam e lutam pelo mesmo projeto, e resistindo às dificuldades, se unem para refletir e celebrar sua caminhada. Permanece o desejo de participar dos próximos encontros, e somar com as CEB’s na construção do Reino de Deus.


Cleverton Oliveira
PJ de Rio Grande

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Carta de Isnar Borges

Queridos(as) Lutadores  Jovem....


Parabéns pelos teus trinta anos de Paixão, encanto, luta e construção dos Traços do Reino de Deus aqui nestes pagos...



Nestes bons anos vivendo intensamente junto com Vocês, como Assessor da PJR tenho muito a agradecer à Deus, aos Jovens por me lapidarem na Busca de ser Igreja Viva e Atuante.



 Nos anos 2001 e 2002, como Assessor do Regional Sul III, junto com Raquel Pulita percorremos nossas Dioceses e Pastorais Específicas pelo RS e Brasil em Busca da Construção do Sonho dos Jovens, possibilitando a cada um viver intensamente aquilo que acredita nos seu meios....



Te agradeço PJR, PJE, PJ e PJMP por me colocar no lado dos Pobres e simples, pois deles aprendi que o sonho dos Jovens é o Sonho de Deus e o Reino de Deus é dos Pobres e simples.


Parabéns pelos teus 30 anos de serviço às  juventudes!

Beijos com Sabor de Terra Livre Brasil.........
Isnar Borges
Assessor da PJR RS

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Carta de Ir Nelsi Habitzreuther

30 anos de história da PJ no Rio Grande do Sul, tempo de graça, tempo de palavras, significados, vivências, novos desafios...

“Um belo dia me dei conta, depois de tanto andar, que o mais belo do caminho era o próprio caminhar...” O mais belo da história dos 30 anos da PJ no RS são os caminhos percorridos por milhares de jovens nesta história. Foram histórias de  reuniões, encontros, seminários, fóruns, assembleias, planejamentos, organização, caminhadas, missões, jornadas, cursos, vivências, registros, celebrações...

É desafiador escrever desta forma, pois a escrita é uma arte, a arte dos poetas e escritores, que tem a difícil missão de transformar palavras em sentimentos e ações. Assim como transcreve o poeta de Neto Poeta:

Soneto da esperança

Palavras venham a mim.
Palavras onde estão?
Na brisa da noite. No orvalho da manhã?
Num meu luar deserto, ou nos segredos da maçã?
Palavras me ensinem, como escrever,
escrever obras que exprimam todo meu ser.
Palavras com textura de cetim.
Palavras venham a mim.

Me ensinem agora a ler.
Palavras de amor, futuro da nação.
O que vaga é incerto,
mas as palavras têm vida.

Quem não ama vive em vão,
Palavras venham a mim.
Palavras que exprimam,
toda uma paixão..


Um pouco assim, em palavras que exprimam sentimentos trago vivências, em especial do Curso Manancial promovido pelo Instituto Pastoral da Juventude – IPJ nos anos de 2006 a 2009. Nestes anos juntamente com uma equipe de coordenação fizemos acontecer momentos de encontro, vivência e aprendizado com a vida e o grupo. Palavras carregados nos nomes de jovens que produziram vida e como chuva umedecendo a terra onde sementes foram lançadas, sementes de espiritualidade juvenil, liturgia, vivência do sagrado, processo de educação na fé. 

Participei do processo dessa história e trago com ternura e amizade cada um e cada uma que compôs a história do Manancial levando para sua diocese um pouco do Deus da Vida e da resistência. O Deus que vai se revelando ao fazermos a história dos 30 anos da pastoral.

O primeiro grupo em 2006 nas palavras nomes que ao escrever exprimem o quanto foi importante cada um e uma ao abrir esta história do Manancial. A vocês:  Assuan  e Kundê Pinheiro, Eliziane Felipe, Felipe Vencato, Fernando P. Ramão, Lizandra  Both, Leonardo B. Machado, Roberto Ivã da Silva, Joseanne dos Reis Xavier,  Maria  de Lourdes Franco, Alina  Franco, Laura P. Santin, Luis Henrique da Siva Rocke, Jaderson  Bragatto, Aline Scheffer Machado, Luciano Steil e Alex Júnior de Quadros nosso carinho e amizade.


E um novo sol se levanta sobre a Nova Civilização que hoje nasce. Uma corrente mais forte que o ódio e que a morte. Nós sabemos: o caminho é o amor.

Ser construtor e construtora desse projeto. Ser sinal e testemunho de uma nova civilizaçãoCivilização do Amor. Foi assim que o segundo grupo do Curso Manancial em 2007 vivenciou o seu ser e sua vida em experiências marcantes, em desafios para com a juventude: Aline S.  Machado, Bruna Silva dos Santos, Daniel F. dos Santos, Dalana R. Neumann, Eliana S. Peres, Fabrício da Silva Correa, Genilson G. Nunes, Gislaine Z. Bitelo, Ketlen O. de Aquino, Jaiane Kroth, Larissa F. Faust, Loise S. Oleiars Ramos, Luana A. Bach, Luana L. Britio, Luciane R. Carvalho, Luis Felipe C. Diblio, Taís C.Rosa, Wanderson J. Poacher.


É esta a nossa hora, e o tempo é para nós... Miremos bem no espelho da memória, faremos jovem, linda a nossa história.

E quem diz Sim a Civiliazação do Amor, não está sozinho. Está organizado. Organizado como 3º grupo em 2008 participando do Curso Manancial. Vocês também registraram a história dos 30 anos da PJ: Ei-lo em nomes e palavras, sentimentos de vida ... livres pra poder amar... feliz por querer te anunciar!... Adeilson P. de Almeida, André Carlos dos Santos Oliveira, Adilson Heleno da Silva, Aline de Freitas Gama, Aline Kessler, Ana Paula Sheeren, Antonio Wellington R. de Aguiar, Barlon de Castro da Silva, Cleber M. da Silva, Edoarda S.  Sherer, Emanuele S. Sherer, Giani Marcos Pitol, Ir. Graciela Garbin, Guilherme S. de Vargas, Jaiane S. Kroth, Jéssica O. de Souza, João Felipe D. Gomes, Junior Schnorrenberger, Leonardo de Oliveira, Leonardo dos Santos, Ir. Liana Ferreira Freitas, Lisiane da Gama, Manoela B. Cipriano, Magda Catiane de Castro, Neilor Schuster, Paula Luiza Pundneh, Rafael D’Avila Barros.

Assim, em 2009 somaram conosco os jovens do 4º Manancial que proclamaram:

Cremos ardentemente
num céu novo e numa terra nova.

E pedimos com insistência
que a civilização do amor
seja muito breve realidade entre nós.

“Se é pra ir pra luta eu vou, se é pra estar presente, eu estou. Porque o que o que vale na vida da gente é o amor”

Éderson da Silva Machado
, Eduardo Limberger, Thayse Uchoa de Souza Rosa, Daiane V. Fagundes, Franciele da Luz Carvalho, Camila Tolfo da Silva, Eduardo Pacheco Amaral,  Elizângela Rodrigues da Silva, William V. da Silva, Jean Patrick C. da Silva, Douglas T. Gonçalves, Bruno Luiz R. Fraga, Sabrina Mosena, Leonir L. Bruck, Daniele Isabel Ertel, Fernanda S. Scherer, Bruna Luiza Schroeder, Rafael dos Santos Fróes, Geremias V. Werner,  Luis Felipe R. da Silva, Cláudio André  Dierings, Alencar Moraes, Eduardo K. dos Santos.

E concluindo ... 

Chega junto, vem, entra na roda, fazer a hora. O que essa gurizada quer, pintar a história e mudar o mundo. Já fizemos tanto por aí que dá vontade de rir e força pra lutar

Somos Pastorais da Juventude: Protagonismo e coragem. Fé na luta pra fazer a nossa História

A Juventude tem amor e crê numa vida nova. O grupo de jovens faz o sonho ser a realidade. Jesus Cristo está no coração, por isso unimos as mão na mesma construção.


Um abraço e muita festa, muita luta, muita reza nesta linda CELEBRAÇÃO  dos
30 Anos de História da PJ do RS.

Ir. Nelsi Habitzreuther

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Carta de Maciel Cover

Queridas Pastorais da Juventude do RS!

Em 30 anos muitas coisas mudaram graças aos sonhos espraiadas pelas PJs nas juventudes deste pago querido. Parabéns PJs. Essa nobre tarefa de insistir na esperança de  que os jovens podem fazer acontecer um outro mundo possível, sinal do Reino de Deus, tem sido a missão mais bela que realizaste nesta sua breve existência.

No ano de 2000, quanto tu tinhas 19 aninhos, e eu ainda 16, te conheci num Encontro de CEBs. O refrão “Não é preciso ser filho de doutor, jovem da roça também tem valor” me despertou para um novo momento. Nunca antes eu ouvira alguém dizer que “jovem da roça” tem valor. Daí juntamente com outros jovens de minha querida Dois Lajeados, buscamos organizar grupos de PJR nas comunidades rurais. Uns viveram muito tempo, outros nem tanto, mas as experiências foram gerando aprendizados.


Um dos aprendizados é que nunca se deve desistir, e que manter a esperança é uma alegre forma de continuar a caminhada. Outro aprendizado é que devemos ir ao encontro do próximo, acolher, dialogar, cooperar, testemunhar na amizade e no companheirismo os valores evangélicos.
Também aprendi contigo de que a única forma de resolver os desafios que aparecem é enfrentá-los. E assim te servi: na coordenação da Diocese de Passo Fundo, na Coordenação Regional Sul 3, na articulação da Pastoral da Juventude Rural em âmbito local, estadual e nacional; na Comissão Nacional de Jovens da PJB.


Você me fez sair de meu mundo e ir ao encontro de outros mundos que muito me ensinaram: nos diversos espaços de formação, nos variados momentos de espiritualidade, nos acampamentos pela reforma agrária, nas marchas junto com os trabalhadores, nas romarias da terra.

Foto: Wilson Dias/Abr
Você me fez perceber que Deus se revela nos pequenos e nos pobres. E graças a você pude ter este contato mais próximo com Deus, através do encontro com os irmãos sem-terra, desempregados, com os demais jovens da roça tão castigados pelo sistema, mas sempre animados a subverter essa ordem imposta. E este encontro com Deus no irmão, é que me fez perder a vergonha de ser pequeno e pobre, porém cada vez mais forte e animado para ser mais um trabalhador nessa grande messe de construção do Reino de Deus. Nossa pequenez juntada com a pequenez dos outros pequenos nos deixa menos pequenos.


Vida longa as Pastorais da Juventude no RS. Que este sementeira de esperança continue a despertar a juventude para se engajar na construção de uma sociedade justa e solidária, critério fundamental para sermos discípulos missionários de Jesus Cristo.

Saudações Fraternas.
Maciel Cover.



terça-feira, 13 de setembro de 2011

Carta de Hildete Emanuelle

PASTORAIS DA JUVENTUDE.... 
30 anos de história no Rio Grande do Sul...

 Celebrar trinta anos é uma graça. No inicio deste ano tive o prazer de celebrar com alguns amigos e amigas os meus trinta anos de vida e durante a festa passava um filme pela minha cabeça e eu ficava recordando com saudade todas as coisas maravilhosas que vivi, as pessoas que conheci, os lugares que pisei, os perfumes que senti, as comidas que saboreei, os saberes que adquiri... 

 Trinta anos é muito tempo, é muita vida, é muita alegria, é muita dor e muito crescimento. Ao completar trinta anos parece cair sobre os nossos ombros o peso da experiência, da responsabilidade, a cobrança é maior, o erro já não se justifica tanto, é preciso ser forte, é preciso ter mais compromisso.


No chão sagrado do Rio Grande do Sul, tive a oportunidade e a graça de viver a experiência do encontro, do reencontro, da amizade, do amor, da descoberta, da comunhão, da luta, da simplicidade, da beleza... Gostaria de listar todas as experiências maravilhosas que vivi em terras gaúchas, mas tenho medo de esquecer algo ou de alguém, mas posso garantir que trago no corpo e no coração muitas marcas do que pude experimentar neste chão sagrado.


Quero desejar de todo coração que as Pastorais da Juventude continuem sendo para o Brasil e para América Latina inspirações de beleza, simplicidade, ternura, mística, luta, comunhão, libertação e amor. Saudade desse povo maravilhoso, das casas e dos lugares acolhedores que conheci. Saudade dos abraços e do aconchego... Sigam firmes e encantando jovens para rezar, lutar e festejar a VIDA.



Façam muita batucada, muita ciranda, celebrem esses trinta anos, contando milhões de histórias de dores e de alegrias, de VIDA.  
Um abraço forte e cheio de axé dessa negona que ama vocês.

Hildete Emanuelle
Secretária Nacional da PJ 2008-2010

Spot dos 30 anos das PJ's do RS - 12 e 13/11 em Santa Maria