quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Carta de Cristiano Chenet

Às Pastorais da Juventude do Rio Grande do Sul


É com satisfação que recebi a notícia de que neste ano as Pastorais da Juventude do RS estão mobilizando-se para comemorar seus trinta anos. Sinto-me honrado em ter participado de parte dessa história, partilhado os valores e ideais cultivados por essa organização com outros jovens e assessores.

Minha caminhada nas Pastorais da Juventude iniciou no ano de 1999, fazendo parte de um grupo da Pastoral da Juventude Estudantil numa escola da cidade de Esteio. Os anos que seguiram foram de convivência alegre e sadia com colegas e amigos desse e de outros grupos, muitas discussões sobre temas relevantes para a adolescência e juventude, tudo à luz da “mística de paz” proposta pelas Pastorais da Juventude. 


Em 2003, a participação no 9º Curso de Animadores, no Instituto de Pastoral da Juventude (IPJ), ampliou meu horizonte e encantamento com a proposta conjunta de trabalho com a pluralidade das juventudes, representadas pela PJ, PJE, PJMP e PJR. A possibilidade de conhecer, trocar idéias, lutar, festejar e rezar com jovens de outras especificidades e localidades mostrou-se motivadora, para não dizer fantástica! 

Mais tarde, durante os anos de 2005 e 2006, tentando contribuir na Coordenação das Pastorais da Juventude (CPJs), percebi a importância e urgência do trabalho voltado às juventudes, de maneira especial à oprimida e esquecida pela sociedade.


Acredito que nesses últimos 30 anos as Pastorais da Juventude vem gerando espaços para os jovens experimentarem relações humanas verdadeiramente fraternas, orientadas pelo exemplo de Jesus Cristo. Constituem uma possibilidade única de o jovem se expressar e ser ouvido com carinho e atenção. E o permitem aprender e ensinar que justiça, respeito e dignidade são valores que sempre precisamos cultivar para a construção de uma sociedade melhor.


Por isso que agradeço à vida das Pastorais da Juventude, com especial recordação aos assessores e jovens lideranças que fazem essa organização acontecer. Desejo que os próximos anos sejam de fortalecimento e conquistas, permitindo que cada vez mais jovens desse país possam viver a dignidade e a felicidade plena.

Um abraço fraterno.
Cristiano Pegoraro Chenet 


Um comentário:

  1. Belo Testemunho do companheiro Cristiano.
    Agora, o Isaque roubou a cena...rsrs

    ResponderExcluir

Spot dos 30 anos das PJ's do RS - 12 e 13/11 em Santa Maria