“Pus a vida em minhas mãos
E as mãos no fogo -
a vida ferveu”
Alcides Bussi
Foi com alegria que recebi o convite e é com essa mesma alegria que escrevo essa carta aos e às jovens das Pastorais da Juventude do RS. Afinal, não é sempre que uma organização tem a oportunidade de fazer 30 anos de história!
Minha história dentro dessa história... começou em 1996, quando ingressei em um grupo de jovens em uma escola do município de Esteio, ligado à Pastoral da Juventude Estudantil. A partir daí, das pequenas e significativas experiências que realizei no grupo de jovens com meus colegas e amigos, fui fortalecendo o desejo de permanecer e conhecer cada vez mais a PJE e toda a rede da qual ela faz parte, como Igreja – Povo de Deus.
No final de 1999, quando fui eleita para a Secretaria Regional da PJE do RS, tive a possibilidade de mergulhar aos poucos na organização conjunta das Pastorais da Juventude do RS. Foi um mundo novo para mim o contato com outros adolescentes e jovens envolvidos em grupos tão diversos. Cresci muito ao conhecer as especificidades de fazer pastoral no meio da juventude. A PJE, sem dúvida, cresceu também ao se aproximar das experiências da PJ, PJR e PJMP. Não nos sentimos Igreja se não comungamos com os irmãos e as irmãs, nos encontrando nas suas práticas, na sua fé, na sua maneira de ser e fazer, com suas riquezas, bonitezas e desafios.

Sem dúvida, foi nos espaços comuns das Pastorais da Juventude, estadual e nacional, que me capacitei tecnicamente para efetuar diferentes tarefas de organização, que aprimorei aspectos importantes em relação à argumentação de ideias, que fortaleci minha fé e vivi uma mística comprometida com a pessoa de Jesus Cristo e seu Projeto, o Reino de Deus. Aprendizagens e experiências essas que hoje contribuem muito para minha vida pessoal, estudantil, profissional e eclesial.

Tenho certeza de que as Pastorais da Juventude mudaram a minha vida. E desejo que elas possam chegar a cada vez mais jovens para que tenham a oportunidade de engajarem-se em uma proposta que vale à pena dar a vida.
Felicidades a todos/as nós que festejamos esses 30 anos! Parabéns a todos/as que fazem e fizeram parte dessa história! A todos/as que estão nucleando grupos de jovens, que estão oferecendo formação e acompanhamento aos adolescentes e jovens que se desafiam a viver em grupo! A todos/as que estão trabalhando para que mais pessoas possam viver o que nós tivemos a oportunidade de viver e mudar suas vidas.
Um abraço fraterno, em Jesus, nosso exemplo de vida.
Simone Costa Moreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário