quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Carta de Simone Moreira

Às Pastorais da Juventude do Rio Grande do Sul
“Pus a vida em minhas mãos
E as mãos no fogo - 
a vida ferveu”
Alcides Bussi

Foi com alegria que recebi o convite e é com essa mesma alegria que escrevo essa carta aos e às jovens das Pastorais da Juventude do RS. Afinal, não é sempre que uma organização tem a oportunidade de fazer 30 anos de história!

Minha história dentro dessa história... começou em 1996, quando ingressei em um grupo de jovens em uma escola do município de Esteio, ligado à Pastoral da Juventude Estudantil. A partir daí, das pequenas e significativas experiências que realizei no grupo de jovens com meus colegas e amigos, fui fortalecendo o desejo de permanecer e conhecer cada vez mais a PJE e toda a rede da qual ela faz parte, como Igreja – Povo de Deus.


No final de 1999, quando fui eleita para a Secretaria Regional da PJE do RS, tive a possibilidade de mergulhar aos poucos na organização conjunta das Pastorais da Juventude do RS. Foi um mundo novo para mim o contato com outros adolescentes e jovens envolvidos em grupos tão diversos. Cresci muito ao conhecer as especificidades de fazer pastoral no meio da juventude. A PJE, sem dúvida, cresceu também ao se aproximar das experiências da PJ, PJR e PJMP. Não nos sentimos Igreja se não comungamos com os irmãos e as irmãs, nos encontrando nas suas práticas, na sua fé, na sua maneira de ser e fazer, com suas riquezas, bonitezas e desafios.

Fiz parte da Coordenação Regional de Jovens (CRJ), representando a PJE do RS. Depois, quando assumi a Secretaria Nacional da PJE, continuei participando da CRJ para colaborar com as discussões realizadas em âmbito nacional, pois integrava a Coordenação Nacional das Pastorais da Juventude do Brasil. Viajando por esse Rio Grande do Sul e tendo como casa segura o Instituto de Pastoral de Juventude de Porto Alegre, muito nos encontramos para estudar, rezar, debater, escrever materiais e sonhar com um mundo novo a partir de nosso jeito juvenil. Conheci muitas pessoas amigas especiais e que se tornaram companheiras de vida. Dou graças a Deus por essa possibilidade que as Pastorais da Juventude em sua organização comum propiciam aos jovens: o encontro com aqueles/as que também sonham e buscam viver de uma maneira diferenciada, unindo fé e vida. Não é fácil! É um desafio diário e cheio de obstáculos.

Sem dúvida, foi nos espaços comuns das Pastorais da Juventude, estadual e nacional, que me capacitei tecnicamente para efetuar diferentes tarefas de organização, que aprimorei aspectos importantes em relação à argumentação de ideias, que fortaleci minha fé e vivi uma mística comprometida com a pessoa de Jesus Cristo e seu Projeto, o Reino de Deus. Aprendizagens e experiências essas que hoje contribuem muito para minha vida pessoal, estudantil, profissional e eclesial.

Pensando em tudo que as Pastorais da Juventude me proporcionaram, assim como a outros/as jovens, defendo com todas as minhas forças essa proposta e me alegro com cada uma de suas conquistas, por menores que sejam. Não é fácil remar contra a maré do individualismo – de pessoas e organizações voltadas para seu próprio umbigo, da fé como “mercadoria” que serve para resolver meus problemas pessoais e da qual me sirvo quando tenho necessidade, das relações humanas hipócritas, frágeis ou meramente virtuais. E as Pastorais da Juventude nos jogam para fora de nós mesmos, apresentando-nos alguém que fez da sua vida um caminho para a felicidade de outras pessoas, as que mais necessitam. Fortalecemo-nos para nos colocar a serviço. Essa vivência e essa formação não se encontram em qualquer lugar. Por isso, elas têm que ter vida longa! Adaptando-se às necessidades dos tempos e das juventudes, mas perpetuando-se em sua essência.
Tenho certeza de que as Pastorais da Juventude mudaram a minha vida. E desejo que elas possam chegar a cada vez mais jovens para que tenham a oportunidade de engajarem-se em uma proposta que vale à pena dar a vida.


Felicidades a todos/as nós que festejamos esses 30 anos! Parabéns a todos/as que fazem e fizeram parte dessa história! A todos/as que estão nucleando grupos de jovens, que estão oferecendo formação e acompanhamento aos adolescentes e jovens que se desafiam a viver em grupo! A todos/as que estão trabalhando para que mais pessoas possam viver o que nós tivemos a oportunidade de viver e mudar suas vidas.

Um abraço fraterno, em Jesus, nosso exemplo de vida.
Simone Costa Moreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Spot dos 30 anos das PJ's do RS - 12 e 13/11 em Santa Maria