sábado, 29 de outubro de 2011

Homenagem aos 30 anos em Itaqui

Na Sessão Ordinária do dia 18/10 no grande expediente a vereadora Aline Coffi prestou uma homenagem aos 30 anos da PJ’s  do RS

Em seu discurso, a vereadora disse: “A PJ não é apenas uma organização ou uma estrutura como alguns ainda pensam, na verdade os grupos de jovens são a base desta pastoral e é no grupo e pelo grupo que a PJ’s acontecem. Onde os jovens buscam aprofundar e viver a fé, atuar na comunidade, descobrir como transformar a realidade e, junto com os demais grupos, serem evangelizadores de outros jovens”.

Durante sua fala, ela ainda ressaltou que nestes 30 anos de PJ’s no RS recordamos as caminhadas, as lutas e alegrias, lembramos de pessoas que fizeram e que ainda fazem parte desta linda historia, lembrar do passado é resgatar a caminhada e espelhar no presente para que possamos planejar o futuro. 

A vereadora concluiu dizendo que “celebrar 30 anos de historia são vidas a serem plantadas, são utopias a serem distribuídas são alimentos para quem sabe querer mais coletividade mais participação menos ordens a serem compridas e mais vontade de ir pra água mais profunda onde mora uma juventude que desconfia e sabe  que ela é uma coisa de Deus”.

por Núbia Dutra
PJ da Diocese de Uruguaiana

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Carta de Maurício Perondi

Começo esta carta sobre os 30 anos das PJs falando de um sentimento que vivenciei a poucos meses. No mês de maio estive na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por motivos acadêmicos. Depois de findados os compromissos, fui caminhar pelo campus da universidade para encontrar o local onde, no ano de 2002, foi celebrado o 4º Encontrão das PJs do RS, que reuniu mais de 50.000 jovens. Ao reencontrar o local vivenciei um sentimento misto de nostalgia e alegria ao recordar daquele belíssimo encontro, com um sentimento de inquietação ao me perguntar “Será que viveremos outros momentos iguais àquele?” Quem sabe...

Assim como este momento foi marcante, posso dizer que a pastoral deixa marcas profundas nas pessoas que participam dos seus processos. Posso afirmar que muitas das opções, convicções e o que eu penso a respeito da vida, foram construídas e marcadas pelo processo que fiz nas Pastorais da Juventude. 

Esta caminhada começou no ano de 1997, quando passei a animar grupos de jovens da PJE e depois, a partir de 2001, passei a ser assessor de grupos. Desde então, estive em instâncias regionais e nacionais da pastoral. A partir da PJE tive contato com as demais Pastorais da Juventude (PJ, PJMP e PJR), primeiro no Rio Grande do Sul, depois no Brasil. Nas PJs do RS, o período em que estive mais presente foi de 2004 a 2006, participando da Equipe Colegiada de Assessores das PJs do RS.

Reunião Ampliada das PJs do RS, IPJ-POA, 2006.
A minha atuação junto às PJs me levou a trilhar muitos caminhos e fazer uma opção de vida para com a juventude. Atualmente, minhas opções acadêmicas e práticas estão, em sua maior parte, envolvidas em torno das questões juvenis. Devido às várias experiências que tive, foi possível conhecer inúmeros outros grupos e propostas de trabalho com os jovens. Quando encontramos com o diferente temos a oportunidade de pensar sobre nós mesmos e refletir sobre a identidade que nos caracteriza. Por isso, quero nesta carta enumerar algumas características que são fundamentais para a identidade dos grupos das Pastorais da Juventude, não só do Rio Grande do Sul, mas do Brasil inteiro.

Reunião da CRPJE-RS, 2006.
Acredito que uma das principais características da formação juvenil das PJs é a sua proposta de Formação Integral (personalização, integração, sócio-política, espiritual e capacitação técnica). Esta concepção procura trabalhar todas as dimensões da vida do jovem, não apenas parte do seu ser.

Outra opção importante da proposta pedagógica das pastorais é o protagonismo juvenil. Ainda hoje, muitos dos trabalhos com jovens, desde os grupos de base, as escolas, as Políticas Públicas para Juventude, etc. são realizadas “para” os jovens, ou seja, eles não são sujeitos do processo. E isso, é valorizado e priorizado nas pastorais.

Delegados da PJE na 15ª ANPJB, Brasília, 2008.
Podemos destacar a formação de lideranças. Os jovens que passam por um bom processo de pastoral, geralmente, se tornam lideranças muito efetivas em diversos espaços, seja nas comunidades eclesiais, seja em outros espaços sociais. É só olharmos a quantidade de lideranças das pastorais que estão envolvidas nas conferências municipais, estaduais e nacionais de juventude. Também podemos lembrar que a primeira secretária nacional de juventude, eleita democraticamente pelos membros do CONJUVE (Conselho Nacional de Juventude) do Governo Federal, era da pastoral (Elen Marques Dantas, de Manaus).

Curso de Assessores da PJE, 2011.
Nas pastorais a questão de gênero é um dos temas importantes, que é levado a sério, tanto nas relações interpessoais como na linguagem utilizada. A poucos dias participei de um seminário sobre juventude, onde foram apresentadas várias realidades juvenis, inclusive de vários países da América Latina e me chamou a atenção como ainda é necessário avançar nesta discussão e nas práticas de transformação.

Outra característica importante é a que as pastorais defendem um projeto popular de sociedade, que seja politicamente democrático, economicamente justo, socialmente equitativo e solidário, culturalmente plural e ambientalmente sustentável. Ou seja, as pastorais têm consciência de que é preciso uma atuação transformadora da sociedade, e, por isso se empenham nesta missão.

As pastorais também comungam de uma proposta de ser Igreja, que é da participação e de comunhão, que tem uma opção preferencial pelos pobres, procurando assumir com coerência a proposta de Jesus Cristo, Libertador, na missão da construção da Civilização do Amor, da Terra Sem Males, do Outro Mundo Possível.

Estas e outras inúmeras características da proposta pedagógica das PJs têm proporcionado ao longo destes 30 anos experiências de transformação de vidas e de realidades de muitos jovens e assessores por todo o estado do Rio Grande do Sul.

Equipe Nacional da PJE, 2010.
No entanto, para que esta proposta continue sendo geradora de vida e cativando mais jovens para o seu processo é preciso que esteja aberta para as mudanças que o tempo atual nos provoca. É preciso considerar as novas realidades juvenis, os desafios relacionados às novas tecnologias, as novas relações com o tempo, a necessidade de renovação das metodologias de trabalho com grupo, etc.

Por fim, além de olhar para trás e ver quantas alegrias as Pastorais da Juventude do RS proporcionaram a tantos jovens nestes últimos anos, quero lançar o olhar para o horizonte para poder ver o caminho à frente. As PJs do RS só continuarão a existir se elas estiverem juntas, articuladas, em comunhão para poder continuar fazendo história. E, para que isso aconteça, na minha visão, terão que retomar com coragem uma das opções fundamentais da identidade pastoral que é a ORGANIZAÇÃO. A organização acontece através de estruturas organizativas e de projetos de ação realizados em conjunto. É só olharmos o redimensionamento que a “Campanha contra a Violência e o Extermínio de Jovens” proporcionou para as PJs nestes últimos dois anos. Isso é tarefa de todos os que acreditam nesta proposta...

Parabéns a todos os que fizeram parte desta linda caminhada e para os que ainda, nela, continuam.

Um abraço fraterno,
Maurício Perondi

3º Congresso Latino-Americano de Jovens, Venezuela, 2010.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Acampamento dos 30 anos das PJs do RS!

As Pastorais da Juventude do Rio Grande do Sul, convidam a todos/as para o Acampamento dos 30 anos de sua História celebrados este ano. O Acampamento, que celebrará a caminhada de 30 anos das PJ's  na Igreja do Regional Sul 3, acontecerá em Santa Maria, RS - Arquidiocese de  Santa Maria de 12 a 15 de novembro.

O Acampamento Celebrativo será um espaço de comunhão e vivência da juventude das dioceses além de reafirmar a vida das Pastorais da Juventude para os próximos anos. Ele também faz parte do conjunto de ações de comemoração aos 30 anos de existência das Pastorais da Juventude no Rio Grande do Sul, que tem como dinâmica vivificadora a “Tenda de Javé”. A Tenda, que é o espaço de morada do Deus Vivo Javé que é força e presença na caminhada do seu povo, é também a experiência de um Deus Vivo que caminha com a juventude para uma conversão pessoal e comunitária é uma necessidade sentida e clamada pelos grupos de jovens. .

São esperados jovens das PJ's de todos os cantos do Rio Grande do Sul, que irão reafirmar seu compromisso junto a juventude gaúcha, na busca pela sua dignidade e felicidade.  Embalados pelo lema: "E a Palavra se faz carne e habita no meio da juventude” (Jo 1, 14), os participantes celebrarão e se animarão para que, a exemplo do Deus Vivo Javé que arma sua tenda junto aos jovens, vivam em comunidade e juntos possam defender a vida da juventude.

O encontro acontecerá Centro Social Marista Santa Marta e contará com o apoio da Arquidiocese de Santa Maria e dos Irmãos Maristas responsáveis pela obra. Além da celebração da caminhada de 30 anos, haverá formação da Campanha Contra a Violência e o Extermínio de Jovens e Missões Jovens pelo bairro Nova Santa Marta. As Pastorais da Juventude também participarão da 68º Romaria Estadual de Nossa Senhora da Medianeira, que acontecerá no dia 13 de novembro na cidade.

Para ter acesso a outras informações da atividade além da oração, hino dos 30 anos das PJ's, acesse o blog da celebração da caminhada http://pjsdors30anos.blogspot.com ou envie e-mail para cirandadaspjs@gmail.com 

As Pastorais da Juventude do RS esperam a presença de cada um/a de vocês para render juntos graças ao Deus da vida e da libertação por esses 30 anos de história, por essas três décadas gerando vida.

Pastorais da Juventude do Rio Grande do Sul

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Carta de Leonardo Dorneles

Minha vida enquanto cristão se divide em três períodos: antes, durante e após a secretaria regional da Pastoral da Juventude (2006-2008). Apesar destes momentos, obviamente distintos e bem definidos em suas características, a experiência vivida e contada aqui equivale a uma história de amor. Como todos sabem as histórias de amor contém, além de tantos sentimentos, a intensidade. Revisitar estes momentos históricos é voltar a sentir e sentir com intensidade. Vocês, amigos e amigas, devem imaginar o quanto é intenso para mim escrever essa carta.

Ainda em Rio Grande (2002 – 2005), após cinco anos bem aproveitados em grupos de jovens, iniciei a caminhada na equipe diocesana da PJ. Deste momento destaco as Escolas da Juventude, DNJ’s e a participação em espaços regionais como Fórum Regional de Organização e Identidade – FROI, Assembléia Regional da PJ do RS e as primeiras reuniões da então criada Coordenação Regional da PJ – CRPJ. Momento fecundo de crescimento e descoberta de amizades eternas!

(Equipe de Coordenação – Escola da Juventude em Rio Grande)
(Equipe Executiva – CRPJ – 2005)
Em 2006, após longo processo de estudo e avaliação, fui escolhido para exercer a função de secretário regional da PJ. Foram dois anos de muitas alegrias. Na oportunidade, visitei 16 das 17 dioceses existentes naquele período. Muita juventude fazendo PJ de várias maneiras, com brilho nos olhos, paixão, compromisso, engajamento. Fiz amizades em todos os cantos do RS e as guardo com muito carinho, sejam nos e-mails que ainda recebo, pelas redes sociais, telefone, etc. A experiência do V Encontrão Estadual de Jovens em 2006, realizado em Canoas, trouxe a noção clara do momento vivido pelas PJ’s. Muita felicidade por encontrar os grupos, a juventude e, ao mesmo tempo, preocupação quando o comparamos com IV Encontrão em Santa Maria. Sinais que nos fizeram pensar...

Também, um período marcado por importantes transformações no cenário da Igreja Brasileira e Gaúcha. Vivi a experiência da visita do Papa e a Conferência de Aparecida, aprovação do documento 85 – Evangelização da Juventude, o Fórum da Igreja Católica realizado em 2007 na PUCRS. Período, é claro, de nervos a flor da pele, desentendimentos, discussões fortes, tudo em prol da construção do Reino com a Juventude. Valeu à pena!

(Seminário de Formação e PEF – 2007 – Passo Fundo)
(Jonas e Adriano – Seminário de Formação e PEF – 2007 – Passo Fundo)
(Reunião Ampliada em Rio Grande – 2008 – minha saída e escolha da Cida)
Após finalizar o serviço da secretaria e passá-lo para minha querida amiga Aparecida Montada, continuei no trabalho com a Pastoral da Juventude em Rio Grande, acompanhando encontros, a equipe, e contribuindo com a Evangelização da Juventude, além de estudar muito e projetar a vida. Hoje, sou pai de uma menina linda, a Lara, namoro com Vanessa, trabalho na coordenação pedagógica de um projeto de educação popular e sou aluno do mestrado em educação ambiental.

Atualmente faço a bonita descoberta do acompanhamento. Tem sido uma experiência fantástica contribuir com o amadurecimento na fé de jovens. Estar junto, escutar seus anseios, dúvidas, alegrias e enxergar neles o potencial de transformação configura-se como um sinal do Reino para mim, neste momento da vida. Sinto-me honrado em compartilhar deste tempo com o Diego, Adriana, Cleiton, Cleverton, Jorge, Felipe e Vinicius. Membros da equipe da PJ de Rio Grande e grandes amigos!

(Dia Nacional da Juventude – 2010 – Ilha da Torotama – Rio Grande)
(Pastoral da Juventude de Rio Grande – Atual Equipe)
Às Pastorais da Juventude permanece o desejo de uma vida extensa e intensa. Que ainda possamos ser protagonistas das grandes transformações que essa sociedade necessita. Que o cuidado, inerente à prática cristã, seja presença em nossas ações junto à juventude, mas que, sobretudo, possibilite aos jovens crescerem integralmente, como o Cristo cresceu. Que neste futuro que começamos a construir hoje, nesta linda festa dos 30 anos, sejamos radicais em relação aos valores do Reino, sendo eles os princípios orientadores de nossas vidas e de nossas Pastorais. Que não percamos por aí a dimensão da luta enquanto alimento da mística que liberta e nos faz novos. E que nunca, nunca esqueçamos a dimensão do sonho, da utopia, do caminho a ser feito, tendo consciência que para chegar lá precisamos criar aqui e agora as condições. E que Deus sempre esteja ao nosso lado.


Leonardo Dorneles

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Grande Expediente na Assembléia Legislativa

O Grande Expediente do deputado Jeferson Fernandes vai encerrar as comemorações dos 30 anos das Pastorais da Juventude no RS. A homenagem deve acontecer no dia 23 de novembro. “Vamos mobilizar jovens de todo o estado”, anunciou Patrícia Vieira, integrante da coordenação da Pastoral. Outro integrante da coordenação, Rafael Barros, também vai participar da organização do Grande Expediente, que terá homenagens a integrantes históricos do movimento e música.

No Grande Expediente, o deputado Jeferson Fernandes vai dar seu depoimento como integrante da Pastoral durante sua juventude e destacar a importância do movimento na sociedade gaúcha. Em especial aos trabalhos da Campanha chega de violência e extermínio de jovens.

A reunião com a Pastoral, realizada na última terça (4/10) foi acompanhada pelo chefe de gabinete Janquiel Papini. 

TEXTO E FOTO DE: Cristiane Vianna Amaral - MTB 8685 - 6/10/2011 - 14:50
FONE: Site da Assembleia Legislativa do RS - http://migre.me/5RKLE

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Carta de Aparecida Montana

Carta dos 30 das PJs do RS

Ao lembrar da missão da secretaria Regional da PJ que assumi de 28 de março de 2008 até 29 de março de 2009, algumas coisas não podem ser esquecidas. Entre elas: os diferentes rostos de juventude que encontrei nas mais diversas dioceses que estive, os amigos verdadeiros que apesar da distância estão próximos do coração.
Os assessores, leigos e que padres que acreditam na juventude. Famílias onde fui acolhida nestas minhas andanças. Motoristas e passageiros, os quais ficávamos horas juntos. Quanta aprendizagemquanto medo nos embarques e desembarquesquantas partilhas de vida.

Foram muitos momentos bons, muitas alegrias. As assessorias, as dinâmicas, quanta juventude de norte a sul, de leste a oeste, cada um com seu jeito próprio, mas com os mesmos cantos, metodologias, os mesmos desafios, os mesmos sonhos, os mesmos ideais.



Também surgem na lembrança as estruturas pesadasas brigas antigas, as quais nem entendia muito bem, mas tinha que acalmar e fazer a ponte. Quantos desafios, quantas noites sem dormirquantas lágrimas, mas, nenhuma foi perdida. Acredito que o lado bom nos ensina, porém, os desafios nos marcam, nos fazem crescer, nos tornam pessoas com mais experiências.



É assim que me sinto hoje, uma pessoa mais forte, mais decidida, sem tantos medos, não porque deixei de ser jovem, ou porque deixei de sonhar e sim porque descobri outros espaçosoutras maneiras de continuar Construindo o Reino de Deus, sendo presença e referência para a juventude que de alguma forma consigo ficar próxima.


Às Pastorais da Juventude do RS eu só tenho a agradecer, obrigada pelas oportunidades vividas e desculpa se algumas vezes não consegui dar o melhor de mim.



À juventude do RSeu os desafio, continuem escrevendo a bela história de 30 anos escrita até agora e saibam que podem sempre contar comigo.


Que o Deus, jovem, sonhador e lutador como todos os jovens das PJs, esteja sempre guiando a nossa história.

Aparecida Montana Santos
Passo Fundo, 27 de setembro de 2011

Spot dos 30 anos das PJ's do RS - 12 e 13/11 em Santa Maria