quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Carta de Cristiano Chenet

Às Pastorais da Juventude do Rio Grande do Sul


É com satisfação que recebi a notícia de que neste ano as Pastorais da Juventude do RS estão mobilizando-se para comemorar seus trinta anos. Sinto-me honrado em ter participado de parte dessa história, partilhado os valores e ideais cultivados por essa organização com outros jovens e assessores.

Minha caminhada nas Pastorais da Juventude iniciou no ano de 1999, fazendo parte de um grupo da Pastoral da Juventude Estudantil numa escola da cidade de Esteio. Os anos que seguiram foram de convivência alegre e sadia com colegas e amigos desse e de outros grupos, muitas discussões sobre temas relevantes para a adolescência e juventude, tudo à luz da “mística de paz” proposta pelas Pastorais da Juventude. 


Em 2003, a participação no 9º Curso de Animadores, no Instituto de Pastoral da Juventude (IPJ), ampliou meu horizonte e encantamento com a proposta conjunta de trabalho com a pluralidade das juventudes, representadas pela PJ, PJE, PJMP e PJR. A possibilidade de conhecer, trocar idéias, lutar, festejar e rezar com jovens de outras especificidades e localidades mostrou-se motivadora, para não dizer fantástica! 

Mais tarde, durante os anos de 2005 e 2006, tentando contribuir na Coordenação das Pastorais da Juventude (CPJs), percebi a importância e urgência do trabalho voltado às juventudes, de maneira especial à oprimida e esquecida pela sociedade.


Acredito que nesses últimos 30 anos as Pastorais da Juventude vem gerando espaços para os jovens experimentarem relações humanas verdadeiramente fraternas, orientadas pelo exemplo de Jesus Cristo. Constituem uma possibilidade única de o jovem se expressar e ser ouvido com carinho e atenção. E o permitem aprender e ensinar que justiça, respeito e dignidade são valores que sempre precisamos cultivar para a construção de uma sociedade melhor.


Por isso que agradeço à vida das Pastorais da Juventude, com especial recordação aos assessores e jovens lideranças que fazem essa organização acontecer. Desejo que os próximos anos sejam de fortalecimento e conquistas, permitindo que cada vez mais jovens desse país possam viver a dignidade e a felicidade plena.

Um abraço fraterno.
Cristiano Pegoraro Chenet 


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Bagé recebe visita da Tenda de Javé


Foi realizado na manhã do dia 20 de Agosto o Encontro com Jovens das presenças do Instituto São Pedro (ISPEA), Obra Social Laura Vicuña, Paróquia São Pedro e Paróquia São Judas que receberam a visita da Tenda de Javé.



Os jovens estudaram o tema "Juventude e Vocação" onde recebemos nesse dia na nossa Obra a Tenda de Javé, símbolo dos 30 Anos das Pastorais da Juventude no RS. O encontro iniciou com bastante música e animação seguido de uma encenação da "Anunciação do Anjo a Maria" nos dias atuais. Logo após foram realizados trabalhos em grupo e dinâmicas sobre vocação, fazendo com que os participantes reflitam sobre o que somos chamados e qual a nossa missão.

Dom Gílio, bispo da Diocese de Bagé.

No dia 21 de Agosto na parte da tarde os Grupos de Jovens da cidade de Bagé se reuniram na Concha Acústica na Praça de Esportes para apresentações musicais dos Grupos da Paróquia São Pedro, ISPEA e Catedral encerrando a Visita da Tenda dos 30 Anos da PJ na Diocese de Bagé.

"Eu vejo que a Juventude tem muito amor, carrega a esperança viva no seu cantar..."



FONTE: http://www.dombosco.net/noticia_desc.php?secao=sintonia_online&menu=rs&id=5400

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Acampamento dos 30 anos

Juventude amiga!

É com alegria nos corações que queremos divulgar com mais força, energia e entusiasmo o nosso Acampamento dos 30 anos das PJ's do RS. Com o tema "PJ's do RS: 30 anos de comunhão" e lema "E a Palavra se faz carne e habita no meio da Juventude (Jo 1, 14)".

Queremos celebrar essa bela caminhada de 30 anos em Santa Maria nos dia 12 e 13 de novembro juntamente com a Romaria da Medianeira, padroeira do Rio Grande do Sul.

O Acampamento ocorrerá no Centro Social Marista Santa Marta e terá vagas limitadas! Entre em contato com o coordenador, ou coordenadora, da PJ de sua diocese e saiba como se inscrever para participar!

Ajude a divulgar o blog dos 30 anos e os spots de rádio! Poste no seu orkut, twitter e compartilhe no facebook!

Entre na vibração e alegria dessa comunhão!

Spot de 40 segundos - 

Spot de 60 segundos - 


quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Carta de Simone Moreira

Às Pastorais da Juventude do Rio Grande do Sul
“Pus a vida em minhas mãos
E as mãos no fogo - 
a vida ferveu”
Alcides Bussi

Foi com alegria que recebi o convite e é com essa mesma alegria que escrevo essa carta aos e às jovens das Pastorais da Juventude do RS. Afinal, não é sempre que uma organização tem a oportunidade de fazer 30 anos de história!

Minha história dentro dessa história... começou em 1996, quando ingressei em um grupo de jovens em uma escola do município de Esteio, ligado à Pastoral da Juventude Estudantil. A partir daí, das pequenas e significativas experiências que realizei no grupo de jovens com meus colegas e amigos, fui fortalecendo o desejo de permanecer e conhecer cada vez mais a PJE e toda a rede da qual ela faz parte, como Igreja – Povo de Deus.


No final de 1999, quando fui eleita para a Secretaria Regional da PJE do RS, tive a possibilidade de mergulhar aos poucos na organização conjunta das Pastorais da Juventude do RS. Foi um mundo novo para mim o contato com outros adolescentes e jovens envolvidos em grupos tão diversos. Cresci muito ao conhecer as especificidades de fazer pastoral no meio da juventude. A PJE, sem dúvida, cresceu também ao se aproximar das experiências da PJ, PJR e PJMP. Não nos sentimos Igreja se não comungamos com os irmãos e as irmãs, nos encontrando nas suas práticas, na sua fé, na sua maneira de ser e fazer, com suas riquezas, bonitezas e desafios.

Fiz parte da Coordenação Regional de Jovens (CRJ), representando a PJE do RS. Depois, quando assumi a Secretaria Nacional da PJE, continuei participando da CRJ para colaborar com as discussões realizadas em âmbito nacional, pois integrava a Coordenação Nacional das Pastorais da Juventude do Brasil. Viajando por esse Rio Grande do Sul e tendo como casa segura o Instituto de Pastoral de Juventude de Porto Alegre, muito nos encontramos para estudar, rezar, debater, escrever materiais e sonhar com um mundo novo a partir de nosso jeito juvenil. Conheci muitas pessoas amigas especiais e que se tornaram companheiras de vida. Dou graças a Deus por essa possibilidade que as Pastorais da Juventude em sua organização comum propiciam aos jovens: o encontro com aqueles/as que também sonham e buscam viver de uma maneira diferenciada, unindo fé e vida. Não é fácil! É um desafio diário e cheio de obstáculos.

Sem dúvida, foi nos espaços comuns das Pastorais da Juventude, estadual e nacional, que me capacitei tecnicamente para efetuar diferentes tarefas de organização, que aprimorei aspectos importantes em relação à argumentação de ideias, que fortaleci minha fé e vivi uma mística comprometida com a pessoa de Jesus Cristo e seu Projeto, o Reino de Deus. Aprendizagens e experiências essas que hoje contribuem muito para minha vida pessoal, estudantil, profissional e eclesial.

Pensando em tudo que as Pastorais da Juventude me proporcionaram, assim como a outros/as jovens, defendo com todas as minhas forças essa proposta e me alegro com cada uma de suas conquistas, por menores que sejam. Não é fácil remar contra a maré do individualismo – de pessoas e organizações voltadas para seu próprio umbigo, da fé como “mercadoria” que serve para resolver meus problemas pessoais e da qual me sirvo quando tenho necessidade, das relações humanas hipócritas, frágeis ou meramente virtuais. E as Pastorais da Juventude nos jogam para fora de nós mesmos, apresentando-nos alguém que fez da sua vida um caminho para a felicidade de outras pessoas, as que mais necessitam. Fortalecemo-nos para nos colocar a serviço. Essa vivência e essa formação não se encontram em qualquer lugar. Por isso, elas têm que ter vida longa! Adaptando-se às necessidades dos tempos e das juventudes, mas perpetuando-se em sua essência.
Tenho certeza de que as Pastorais da Juventude mudaram a minha vida. E desejo que elas possam chegar a cada vez mais jovens para que tenham a oportunidade de engajarem-se em uma proposta que vale à pena dar a vida.


Felicidades a todos/as nós que festejamos esses 30 anos! Parabéns a todos/as que fazem e fizeram parte dessa história! A todos/as que estão nucleando grupos de jovens, que estão oferecendo formação e acompanhamento aos adolescentes e jovens que se desafiam a viver em grupo! A todos/as que estão trabalhando para que mais pessoas possam viver o que nós tivemos a oportunidade de viver e mudar suas vidas.

Um abraço fraterno, em Jesus, nosso exemplo de vida.
Simone Costa Moreira.

Spot dos 30 anos das PJ's do RS - 12 e 13/11 em Santa Maria