sexta-feira, 29 de abril de 2011

Carta do Pe. Wander Costa

Queridos e queridas jovens do regional sul 3!

É com alegria que dirijo-me a vocês para parabenizá-los pelos 30 anos de caminhada das nossas querida pastorais da juventude nesse regional marcado por tantas pessoas bonitas e com uma história de luta e defesa da vida da juventude. Deus seja louvado por esse momento!

Em tempos em que algumas portas se fecham olhemos para tantas outras que se abrem para acolher a vida de vocês. Celebrar a história é momento lindo de olhar para o passado, colher os frutos que outras mãos plantaram e pensar também quais frutos queremos deixar plantados para outras pessoas colherem.

Em janeiro, na ampliada nacional da PJ, convivendo com alguns de vocês, percebi a alegria e o desejo de ser PJ's nestas terras gaúchas. Somos gratos a esse regional pelas pessoas e atividades que ofereceram a todo Brasil, ajudando-nos a amar e conhecer melhor o universo juvenil.

Saibam que neste final de semana cantarei ação de graças por vocês a Deus nas celebrações que eu participar.

Um abraço, um beijo e um pedaço de queijo (mineiro uai!)

Com carinho,
Pe. Wandinho

sábado, 23 de abril de 2011

PJ de Gravataí realiza seu 7º Acampamento

“Tenda da Juventude, na Mística de Betânia” 
09 e 10 de abril de 2011





por Diego Farias – PJ Vicariato de Gravataí



Cada jovem foi desafiado a entrar nessa “tenda”, armando-a e acolhendo aqueles que não “tinham paredes” para acampar. O Acampamento foi cercado de momentos de reflexão e debates sobre a realidade “sócio pastoral” de cada comunidade. Os jovens, vindos das áreas de Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí e Viamão, entraram no clima de Acampar, de armar sua tenda na mística da Pastoral da Juventude. Tivemos a alegria de receber a visita do nosso Bispo, Dom Jaime Spengler, que deu seu testemunho como “Bom Pastor”, olhando seu rebanho e motivando-os a continuar nessa bonita caminhada de construção do Reino. Além de toda essa reflexão os jovens participaram de gincanas e jogos cooperativos, ressaltando sempre a importância do “outro”, do estar junto, do trabalho em grupo.




A Celebração da vida, presidida pelo Assessor da PJ, Pe. Alexandre Chaves, deu um sentido mais que significativo ao dia, pois, acolhemos a “Tenda de Javé”, que está visitando as dioceses e vicariatos do RS. No Clima de celebração dos 30 anos da PJ, os jovens comungaram do pão e vinho que é o Cristo, libertador dos mais fracos e oprimidos, daqueles que contam trocados para celebrarem suas Betânias. Após a celebração, festejamos a alegria de ser PJ num clima de Luau, com muita animação e descontração.









Simbolicamente vivenciamos Betânia, pequeno povoado perto do Monte das Oliveiras, lugar da simplicidade e do aconchego. Levamos dessa Betânia muitas coisas boas: a partilha, a vida renovada, o sentimento de amizade e de amor, assim como Jesus tinha por Lázaro (Jo 11,36). Voltamos para a realidade do grupo de jovens com os pés chão, sabendo que Jerusalém (o conflito, o desafio) existe e faz parte do caminho. Ansiosos por essa vida renovada esperamos o reencontro, pois, só quem é PASTORAL DA JUVENTUDE traz no coração a paixão pela causa da juventude.

Para Jesus, Betânia era o espaço onde se encontrava com os amigos, tanto os que eram de lá como os que o acompanhavam para “não fazer nada”, para ficar “de boa”. Quem sabe para rir da vida, e comentar os fatos da realidade. Quem sabe para “fazer nada”, apenas estar junto. Lugar de partilhar a vida em comunidade, de “prosear”, de cantar e dançar, lugar de oração com os amigos. Betânia era espaço sagrado de família, assim como hoje é a casa dos nossos amigos. Imbuídos desse espírito fomos desafiados a mergulhar nessa Betânia que cada um/a tem, essencial à vida da nossa juventude.




PJ do Vicariato de Canoas recebe a Tenda


A Tenda de Javé esteve no Vicariato de Canoas no dia 09 de abril na reunião de lideranças de pastorais do Vicariato. Foi no momento específico das lideranças dos grupos de base que se fez a celebração dos 30 anos e que foram feitos os pedaços de pano que se juntaram aos dos demais grupos no Acampamento em novembro.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

CNBB recebe a Tenda de Javé


A Tenda de Javé passou pela sede da CNBB do Regional Sul 3 no dia 23 de março, quando ocorreu um encontro entre os padres  coordenadores de pastorais das dioceses de Bagé, Uruguaiana, Caxias do Sul, Osório e representates dos inter-diocesanos, além dos padres que acompanham a PJ nas dioceses de Novo Hamburgo, Montenegro e do Vicariato de Porto Alegre.
O encontro foi um momento de refletir a caminha da PJ nas dioceses e apresentar os projetos para 2011 que são a Campanha contra a Violência e o Extermínio de Jovens e os 30 anos das PJ’s do RS.

Tenda de Javé em Nova Santa Rita

Foi na Quinta São José, do La Salle, que a coordenação estadual PJE do RS esteve reunida durante dos dias 11 a 13 de março para sua primeira reunião do ano. Dentre os diversos temas discutidos e deliberações da reunião, a Tenda de Javé iniciou sua peregrinação no município de Nova Santa Rita com a celebração dos 30 anos no sábado à noite.


Os trabalhos do domingo pautaram a participação da PJE no Acampamento dos 30 anos bem como por onde a Tenda iniciará seu trajeto. Ao término do encontro no final da tarde, a Tenda foi entregue aos grupos do Colégio La Salle Niterói, em Canoas, como primeiro espaço da presença da Tenda de Javé no meio da juventude estudantil.



quarta-feira, 20 de abril de 2011

Tenda em Porto Alegre


Patrícia Vieira - PJ do Vicariato de Porto Alegre

No dia 12 de março os grupos de base da Pastoral da Juventude de Porto Alegre se reuniram para celebrar o início das suas atividades. E foi no Sabadão da PJ POA que a Tenda de Javé, que celebra os 30 anos das PJ’s iniciou sua caminhada pelas dioceses e vicariatos.
O dia foi de muitas atividades, com oficinas temáticas, momentos de animação, integração e estudo. A temática central do dia foi a Campanha da Fraternidade, “Fraternidade e Vida do Planeta”. Porém, a tarde, nas oficinas temáticas também foram abordadas as relações de gênero e a Campanha Nacional Contra Violência e Extermínio de Jovens.
Ao final do dia, no momento de envio, nós colocamos em frente a Tenda, e dois a dois, os participantes deram a benção uns nos outros. Produzimos também as bandeiras, que foram ofertadas no envio, e que em novembro comporão a grande tenda dos 30 anos.

Spot dos 30 anos das PJ's do RS - 12 e 13/11 em Santa Maria